domingo, 20 de julho de 2025

Um sonho pra elaborar

 Meus pais estão em casa. E no meio de uma tarde muito animada, o Theo achou que seria divertido jogar brinquedos pro ar. Como a gente fazia nos anos 90 quando imitava a Xuxa fazendo seus sorteios e jogando muitas cartas pelo ar.

Assim estava ele, se divertindo jogando pequenos objetos pro ar e rindo! 

Quando ele decidiu que também seria engraçado se ele jogasse o pode de amendoim que estava sobre a mesa. Vários amendoins torrados pelo chão, um bronca, um castigo - ficar parado sentado na cadeira até limparmos o chão e a referência minha e dos meus pais de que a ação dele foi negativa.

Após o evento percebi movimentos de reparação. Falava comigo, com a minha mãe, tentava fazer graça, tempos depois perguntava se estava bem, s e estava brava, se já tinha passado…

Percebi claramente a culpa e a reparação.

Percebi também que ele estava preocupado.

Tudo correu normalmente qdo ele acordou no dia seguinte. Contando que um amiguinho da escola, tinha deixado cair um prato no chão, que não poderia derrubar comidinha e que a professora ficará brava e a tia Bel precisou limpar tudo. E que todos ficaram chateados.

O sonho era com o mesmo conteúdo do não elaborado do dia anterior. Expliquei pra ele que ele havia vivido algo parecido no dia anterior. Que podemos errar. Que ele só precisa se esforçar pra n errar de novo. 

Mas achei muito bonitinho o psiquismo, a memória, o erro, a tristeza por ter errado, a situação fixada, a percepção da situação externa a ele pra elaborar, o sonho pra fazer a elaboração. Meu bebê está crescendo e seu mundo mental sendo povoado.

A mim, coube pensar… se fui muito dura ou se fui exata. Tenho me sentindo uma máquina de pensar auxiliar. O tempo todo e isso cansa. Tbm tenho processado a raiva e os impulsos infantis dele que por vezes me frustram.

Também observo que tem ali um superego infantil e intenso. Qual a medida da bronca, pra se somar ou construir esse superego? Tenho pensado sobre no meu temor superegoico de não errar, mas n tenho - nem ngm tem - essa resposta. Mas seguimos! Tentando…

Nenhum comentário:

Postar um comentário